Newsletter

Gestos simples para um melhor futuro

Nos sistemas de abastecimento de água às cidades, cerca de 2/3 destina-se ao consumo por particulares. Por isso, o contributo individual de cada cidadão para a poupança, é cada vez mais importante!

Sabia que:

Os portugueses gastam uma média de 161l/dia/pessoa (de acordo com o INSAAR, INAG).

Aproximadamente 1/3 desta água destina-se às descargas dos autoclismos, outro 1/3 destina-se ao duche/banho, cerca de 20% é para a máquina de lavar roupa e o resto é para os outros usos, como a limpeza da casa e a rega de plantas interiores. Apenas uma pequena parte, entre 3 a 6l (2 a 4%) é utilizada para cozinhar e beber.

Como poupar água:

Com a mudança dos nossos comportamentos e pequenas adaptações técnicas, pode-se conseguir uma redução até 50% do consumo de água!

autoclismo

banho

lavatórios

máquina de lavar roupa

máquina de lavar louça

limpeza do lar

lavagem do carro

 

Que mais poderemos fazer:

Para reduzir o consumo de água potável é possível planear a utilização de água não apta para consumo humano, mas apta para outros usos, como a utilização de água depurada, que pode ser utilizada para regar os jardins.

Em nossa casa também é possível pôr em prática algumas destas técnicas, como o aproveitamento de águas pluviais, ou a reutilização de “águas cinzentas”, técnicas estas que se começam agora a introduzir.

aproveitar as águas pluviais
A reutilização de águas pluviais nas nossas habitações baseia-se na recolha das águas dos telhados, ou dos terraços, em reservatórios (que poderão até ser enterrados); esta água serve para regar os jardins exteriores.
Em alguns países do Centro da Europa também já se utilizam estas águas para encher os autoclismos.

reutilização das “águas cinzentas”
As “águas cinzentas” são aquelas que sobram dos banhos, das máquinas de lavar roupa, das máquinas de lavar louça, dos lavatórios, e que, depois de uma depuração simples podem ser reutilizadas por exemplo nos autoclismos.
A dificuldade desta medida reside na necessidade de se instalar um sistema secundário de canalização, independente do sistema que abastece as máquinas e as torneiras.

Copyright © Abrantaqua 2010. Todos os direitos reservados
Contactos
telefone (351) 241 331 562
e-mail geral@abrantaqua.pt